«

»

mai
31

A Fênix do Fragata

Todo início de ano os clubes começam seus trabalhos sob muita desconfiança. Eles precisam driblar os olhares atentos dos cronistas esportivos, dos próprios dirigentes e – é claro – do seu maior patrimônio: a torcida. Tudo bem que este último é muito fácil de enganar. Mas, mesmo assim, é um trabalho árduo que precisa ser feito em todas as temporadas.

No Brasil e no Pelotas, o discurso nem sempre muda. Percebam que eu falo de ambos! Um quer o acesso para a elite do futebol gaúcho e se orgulha de ter o “calendário cheio”. O outro quer chegar às finais do campeonato estadual e garantir a vaga para a série D do brasileiro. São planos bons. O problema é que eles nem sempre se concretizam.

Correndo por fora, longe dos holofotes, está o Farroupilha. O terceiro time da cidade. O time do Fragata. O time do Poeta. Mas também o time da garra. O time da persistência. O time que renasce das cinzas e faz o seu trabalho na base da vontade, do resultado. O time do Badico.

O grande motivo de orgulho para a cidade tem nome e endereço. E segue adiante, comendo pelas beiradas. O tricolor já está a seis anos na segunda divisão. Quatro destes sem ter nenhuma atividade no segundo semestre. E mesmo assim, com todas as dificuldades, aí estão eles. Na cidade que tanto se fala em ‘dupla BraPel’, o Fantasma pede passagem. Com humildade, muito esforço e futebol bem jogado, dentro das quatro linhas, como os verdadeiros times de futebol devem fazer. É bom que a tal dupla siga o exemplo.

Quem muito fala, pouco faz. E quem tanto tem falado, nada tem feito.

8 comentários

Nenhuma menção ainda

  1. Dudu disse:

    Dalhe Farrapo!

  2. Dudu disse:

    Uma pergunta quantos tecnicos o Farropilha teve até agora?e o Brasil? ai agente ve os resultados em campo…

  3. Duda disse:

    Ótimo texto, Lê. como sempre, aliás. o Farroupilha é o time que melhor vem representando a cidade até agora, com toda a limitação financeira porque se lhe falta isso, não lhe falta convicção (e aí entra a questão dos técnicos), garra e humildade. esta última, aliás, anda bem falta no mercado.

  4. Bruno Marsilli disse:

    Ainda acrescentaria uma coisa, meus caros Eduardo e Leandro. Badico não foi incontestável na primeira fase, mas foi mantido no cargo. Agora, está levando o Farroupilha ao quadrangular final da Série A2. Luizinho Vieira, por sua vez, líder da chave com um grupo reduzido e muitas vezes completamente “enjanbrado”, foi demitido do Brasil de Pelotas por pura incompetência ou teimosia dos “gestores” (que de gestores, nada tem) do clube rubro-negro. Agora me digam, como isso é possível? Não bastasse o fiasco do caso Cláudio, a repercussão disso até os dias de hoje, o imbróglio judicial com CBF, STJD, STJ, TJ-RS e por último, Commebol, agora o Brasil também é celeiro de antas(com todo respeito ao mamífero) que afundam o clube como se procurassem um “lençol freático” de felizes oportunidades. Antes fosse, pois a seca de bons resultados(de títulos nem se fala) no Bento Freitas, já é caso de Calamidade Pública. Ou, se preferir, de cardiopatia rubro-negra.

  5. Mauricio Mesquita disse:

    Opa… to aqui em Chapecó em pleno Intercom Sul 2012 e ligado no Rede Esportiva! Só digo uma coisa: parabéns para o Farroupilha que surpreende e empolga!

  6. Nandinho Fonseca disse:

    E é eu em todos os jogos, dale Farrapo!!! hehe
    :D

  7. Manga disse:

    Não sei porque ressurgir das cinzas?O que aconteceu nesse ano foi que teve planejamento,comissão técnica integrada,e jogadores que se completam!!!!Abs

  8. César Lima disse:

    Ficamos gratos quando ouvimos tantos elogios do nosso farrapo ,nos enche de orgulho até mesmo como nosso amigo Manga sabe não é fácil dirigir e jogar com a camiseta do Farroupilha nossa deficiências são muitas mas o pouco que temos tentamos transformar em condições para nosso grupo como gostaríamos que nesse momento de euforia aquelas pessoas que tem condições de ajudar se aproximassem do Farroupilha mas para ajudar de verdade e não apenas para terem seus 15 minutos de fama pois infelizmente o que mais aparece no Nicolau Fico mesmo agora que estamos representando bem a cidade é palpiteiro e formiga ,ajuda que é bom nada … podem me perguntar quando e verem por ai em nossa cidade o que realmente o Farroupilha tem de recursos para fazer futebol e vcs vão ficar estarrecidos de como se consegue fazer futebol sem praticamente nada de grana e ainda tem gente que vai a tv e diz que fez e aconteceu pelas bandas do fragata o que realmente importa é primeiro fazer para depois recolher o reconhecimento ….OBRIGADO a todos os tricolores que fazem valer a pena essa luta ……..César Lima Diretor de Futebol do G.A.F

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.